Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O plano arquitetado era desgastar a justiça, dizem deputados que ingressaram com HC de Lula após saber quem era o plantonista no TRF-4.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, autores do pedido de habeas corpus já previam uma derrota, mas tinham como objetivo desgastar a Justiça.

Publicado por Texano
há 6 anos

Os autores do pedido de libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elaboraram estratégia para que o pedido de habeas corpus fosse analisado necessariamente pelo desembargador Rogério Favreto, que foi filiado ao PT. Quem admitiu a estratégia foi o deputado Paulo Pimenta (RS), um dos autores do pedido. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, no início da semana passada, um amigo avisou Pimenta de que a escala de plantões havia sido publicada no site do TRF-4 e que Favreto, amigo de longa data do deputado, seria o responsável pelo tribunal em determinadas datas. Pimenta então procurou o também deputado Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro, e disse que era preciso elaborar uma medida que pudesse cair nas mãos do magistrado.

— Sou do Rio Grande do Sul. Conheço as pessoas. Alguém me deu o toque. Olhei no sistema e vi (que Favreto seria o plantonista). É público — relatou Pimenta ao jornal, sem identificar o amigo que o alertou.

Alguns dias depois, no meio da semana, foi decidido em uma reunião na sala da liderança do PT na Câmara pelo pedido estratégico de habeas corpus. A previsão dos deputados, segundo o jornal, era a de que a decisão de Favreto, favorável a Lula, seria cassada em poucas horas, mas que o episódio ilustraria a tese de que o Judiciário age para prejudicar o ex-presidente.

A decisão foi tomada mesmo sem a aprovação dos advogados de Lula, que queriam que o recurso fosse feito de outra maneira, em outra data, visando menos o ganho político, e mais o judicial.

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/política/noticia/2018/07/deputado-admite-que-pediu-liberdade-de-lula...

E MAIS:

Deputado Paulo Pimenta (RS) disse que recebeu toque de que Rogério Favreto, que foi filiado ao PT, seria o responsável no TRF-4.

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) elaboraram uma estratégia para que o habeas corpus fosse analisado necessariamente pelo desembargador Rogério Favreto, crítico a Sergio Moro no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a região) e o plantonista da corte entre os dias 4 e 18 de julho.

O cálculo dos petistas foi premeditado: no início da semana passada, um amigo avisou Pimenta de que a escala de plantões havia sido publicada no site do TRF-4 e que Favreto, amigo de longa data do deputado, seria o responsável pelo tribunal no segundo fim de semana do mês.

"Pudemos demonstrar que a Lava Jato é uma organização que atua dentro do judiciário, com relações políticas e seu objetivo é impedir que Lula seja solto", disse Pimenta.

FONTE e CONTINUAÇÃO: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/petistas-pediram-habeas-corpus-para-lula-ao-saber-quem-e...

  • Publicações7
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-plano-arquitetado-era-desgastar-a-justica-dizem-deputados-que-ingressaram-com-hc-de-lula-apos-saber-quem-era-o-plantonista-no-trf-4/598880708

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já havia lido isso ainda ontem. Como por aqui ainda existem alguns "fãs" do "petismo", abstive-me de comentar sobre isso. Bem caro amigo Texano, se foi justamente a Folha quem publicou, quem sou eu pra desmentir. De acordo com a lei, se tais citações (Folha) fossem inverídicas, resultaria em processo judicial, portanto tai, e quem queira ser o defensor dos "cumpanheiros" do "cara", é só entrar com processo contra a Folha. Quem se habilita? continuar lendo